domingo, 15 de abril de 2012

TRATAMENTO DE FÓSSEIS PARA EXPOSIÇÃO

O estudo do Paleontólogo é baseado no registro fóssil, no entanto, um dos maiores problemas é o fato de que os materiais encontrados são na maioria incompletos. Esse tipo de problema ocasiona em dificuldades em se fazer referências quanto a maioria de comportamentos da espécie em questão como comportamento reprodutivo, social, de caça e entre outros. Além disso, atrapalha quanto a questão da taxonomia, uma vez que não é possível ou mais difícil colocar esse fóssil dentro de uma linhagem ou outra. Todavia, em alguns momentos, se o fóssil estiver incompleto, os paleontólogos completam algumas partes do corpo por terem algum exemplar com essa parte, ou simplesmente por inferências de como poderia ser essa região perdida no processo de fossilização. 
Por sorte, tive a oportunidade de visitar o Museu de História Natural de Paris e achei alguns fósseis no qual eles completaram dentes e ossos de T-Rex por exemplo. Segue em anexo algumas fotos de fósseis que tiveram algumas partes completadas e outros em que os animais tiveram miniaturas feitas para exposição. 

T-Rex com as suas próteses dentárias. 

Em muito dos fósseis, miniaturas eram feitas e colocadas ao lado para mostrar como o animal poderia ter sido quando vivo. Aqui, temos o exemplo de uma Preguiça Gigante e sua miniatura ao lado. 

Miniatura da Preguiça Gigante. 

Para quem quiser mais fotos, informações ou textos, tenho alguns guardados num diário, no pc e na memória. 


Abração pessoal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário