A construção de materiais pedagógicos diversificados tem sido utilizada
com a finalidade de trazer uma melhor compreensão do conteúdo a ser trabalhado
em sala de aula. Diante desta perspectiva, as alunas do curso de Licenciatura
em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro elaboraram
um vídeo pedagógico. Este material foi apresentado na Escola Estadual Santa
Terezinha, para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, período noturno. A
elaboração do vídeo teve como objetivo elucidar o processo de Especiação,
promovendo uma integração da biologia molecular, da ecologia de ecossistemas e
da paleontologia, na elucidação deste processo. A Especiação é o processo
através do qual novas espécies se originam ao longo do tempo. A especiação pode
ocorrer por anagênese ou por cladogênese. A especiação por anagênese consiste
na adaptação lenta de uma espécie às contínuas modificações ambientais até que
a mesma se diferencie a ponto de ser considerada uma nova espécie. Para avaliar
a aplicabilidade do vídeo, foram feitas algumas perguntas prévias aos alunos: O
que é isolamento reprodutivo? Uma espécie pode se diferenciar gradualmente
dando origem a uma nova espécie? Como o isolamento geográfico pode contribuir
para o surgimento de novas espécies? Os registros fósseis podem colaborar na
elucidação de como as modificações foram adquiridas por uma espécie ao longo do
tempo? Em seguida, foi apresentado o vídeo contendo os conceitos de Especiação,
e ainda, houve uma explicação feita pelas discentes. No final, foi gravada
novamente a fala dos alunos com as mesmas perguntas, a fim de avaliar se houve
mudança na compreensão do processo de Especiação. Foi constatada uma
dificuldade em diferenciar indivíduo e espécie. A compreensão destes conceitos
torna-se primordial para o entendimento do processo de Especiação. Assim,
podemos concluir que após o vídeo houve um melhor entendimento do processo.
Porém, torna-se necessário a diferenciação de tais conceitos a fim de permitir
um entendimento amplo do assunto. Em uma análise feita além dos objetivos
propostos, pudemos constatar que as aulas dos alunos do período noturno têm uma
menor duração (40 minutos/aula) e que muitos alunos chegam atrasados, uma vez
que os mesmos trabalham no período diurno. Assim, acreditamos que vários
fatores dificultam um aprendizado efetivo em todas as disciplinas, justificando
assim o resultado obtido em nosso trabalho.
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