domingo, 7 de abril de 2013

Minhas Impressões sobre EDP VI

          A disciplina Estudo e Desenvolvimento de Projetos requer dos alunos habilidades diversas. Dentre elas, a maior dificuldade sob meu ponto de vista é conseguir contemplar conteúdos diversos em uma única aula. Desta forma, o desafio do EDP VI foi integrar os conhecimentos de Biologia Molecular, Paleontologia e Ecologia de Ecossistemas. A estratégia adotada pelo meu grupo foi explicar a Especiação, perpassando por esses conteúdos importantes. Como sabemos, os ensinamentos são fragmentados a fim de se obter uma melhor compreensão. Porém, devemos ter em mente que na prática, tudo está integrado. Pensando assim, torna-se completamente possível realizar uma aula com assuntos tão diversos. O surgimento de nova espécie    a partir de diferentes contextos ecológicos, por exemplo, é percebida a partir do isolamento reprodutivo.  Assim, diante desta visão, trabalhamos com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Terezinha.
            Uma das conclusões que obtive deste trabalho, mas que não foi abordada em nosso resumo é de que a proposta da realização de uma aula e de um modelo pedagógico é importante para desenvolver nossas habilidades enquanto futuros docentes. Porém, um dos quesitos que pode dificultar a obtenção de um bom resultado é não conhecer a turma, e assim, os conhecimentos que estes alunos adquiriram ao longo da vida escolar. Diante disso, percebi que a aula poderia ser mais proveitosa se conhecêssemos tal realidade e assim, planejaríamos uma aula ajustada aquela turma.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário