Paleontologia, Genética e
Ecologia:
Múltiplos Olhares
Depois de muita discussão e de mudar de tema algumas vezes, com a sugestão do professor Wagner, conseguimos pensar em um assunto que poderíamos
abordar as três áreas estudadas neste semestre: o âmbar. Então, com esse
assunto, preparamos uma aula que falou previamente do objeto de estudo da
Paleontologia, conceituou fósseis, explicou o processo de fossilização. Em
seguida, explicamos o que é o âmbar e como através dele era possível
reconstruir paleoambientes, saber das interações que ocorriam em determinado ecossistema.
Para relacionar à Genética, falamos sinteticamente sobre o DNA, e depois
questionamos se era ou não possível encontrá-lo em organismos fossilizados em
âmbar.
Como metodologia, foi aplicada
uma aula expositiva através de slides, na Escola Estadual Professor Chaves para
alunos do 3° anos do ensino médio. Levamos também material fossilizado
para visualização e como jogo didático fizemos um bingo, por funcionar de
forma semelhante a um questionário individual, porém aplicado de forma mais
lúdica.
Abaixo, foto da professora Hanna,
fazendo o bingo com os alunos.
Os alunos participaram ativamente da aula
fazendo questionamentos pertinentes, respondendo às perguntas orais e ao
questionário. Apesar de terem demonstrado não terem base sobre Paleontologia e
Genética, mesmo aqueles que se mantiveram menos comunicativos durante a aula
demonstraram um bom desempenho no teste escrito, demonstrando terem construído
algum conhecimento sobre o conteúdo apresentado. A maior dificuldade foi na
conceituação dos termos “âmbar”, “DNA” e “genoma”, pela própria deficiência do
aprendizado anterior. O total de alunos na sala era de 12 e de questões também
12. Dessa forma, com um total de 144 questões, houveram 91 acertos (63,2%).
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