sexta-feira, 5 de abril de 2013


Paleontologia, Genética e Ecologia:
Múltiplos Olhares


Depois de muita discussão e de mudar de tema algumas vezes, com a sugestão do professor Wagner, conseguimos pensar em um assunto que poderíamos abordar as três áreas estudadas neste semestre: o âmbar. Então, com esse assunto, preparamos uma aula que falou previamente do objeto de estudo da Paleontologia, conceituou fósseis, explicou o processo de fossilização. Em seguida, explicamos o que é o âmbar e como através dele era possível reconstruir paleoambientes, saber das interações que ocorriam em determinado ecossistema. Para relacionar à Genética, falamos sinteticamente sobre o DNA, e depois questionamos se era ou não possível encontrá-lo em organismos fossilizados em âmbar. 
Como metodologia, foi aplicada uma aula expositiva através de slides, na Escola Estadual Professor Chaves para  alunos do 3° anos do ensino médio. Levamos também material fossilizado para visualização e como jogo didático fizemos um bingo, por funcionar de forma semelhante a um questionário individual, porém aplicado de forma mais lúdica.
Abaixo, foto da professora Hanna, fazendo o bingo com os alunos.
Os alunos participaram ativamente da aula fazendo questionamentos pertinentes, respondendo às perguntas orais e ao questionário. Apesar de terem demonstrado não terem base sobre Paleontologia e Genética, mesmo aqueles que se mantiveram menos comunicativos durante a aula demonstraram um bom desempenho no teste escrito, demonstrando terem construído algum conhecimento sobre o conteúdo apresentado. A maior dificuldade foi na conceituação dos termos “âmbar”, “DNA” e “genoma”, pela própria deficiência do aprendizado anterior. O total de alunos na sala era de 12 e de questões também 12. Dessa forma, com um total de 144 questões, houveram 91 acertos (63,2%).




Nenhum comentário:

Postar um comentário